Para quem está longe do calor brasileiro, o inverno no hemisfério norte pode trazer consigo a depressão sazonal. Sentir-se mais triste, cansado(a) e com pouca energia durante os meses mais escuros é comum, mas existem maneiras de enfrentar esses sentimentos.
É normal sentir a energia diminuir com a falta de luz solar, mas é importante criar um ambiente de suporte e compreensão. Muitas pessoas enfrentam desafios semelhantes e a busca por apoio é fundamental.
Se você sente o peso do inverno longe do Brasil afetando sua saúde mental, saiba que há uma abordagem que pode fazer toda a diferença: a Terapia EMDR (Eye Movement Desensitization and Reprocessing) pode ser a chave para iluminar o seu caminho.
Ela oferece uma abordagem única para lidar com a depressão sazonal, proporcionando um espaço seguro para explorar suas emoções e promover a cura.
Veja como a terapia EMDR pode ajudar:
1. Acessando Memórias Positivas: identificando e fortalecendo memórias positivas, trazendo à tona momentos felizes e calorosos, que podem ser fundamentais durante os meses mais sombrios.
2. Processamento de Traumas e Estresse: Se a depressão sazonal está associada a eventos traumáticos ou estressantes, a terapia pode ajudar a processar essas experiências, permitindo uma mudança positiva no seu estado emocional.
3. Adaptação a Mudanças de Estação: auxilia na adaptação às mudanças sazonais, facilitando uma transição mais suave e minimizando o impacto negativo no seu bem-estar.
E na sua rotina diária você também pode seguir algumas dicas que podem ajudar a estabilizar o seu humor e melhorar o seu bem-estar:
1. Aproveite ao máximo a luz natural: Saia para caminhar durante o dia, mesmo que seja apenas por alguns minutos. A exposição à luz solar pode melhorar significativamente o seu humor.
2. Explore terapias de luz: A terapia de luz é uma opção eficaz para compensar a falta de luz solar durante o inverno. Considere investir em uma luminária de luz branca.
3. Conecte-se com a comunidade: Compartilhe suas experiências com amigos e familiares. Às vezes, uma conversa descontraída pode fazer toda a diferença.
4. Pratique atividades que tragam alegria: Invista tempo em hobbies e atividades que você ama. Pode ser ler um livro, ouvir música, cozinhar algo especial, entre outras opções.
5. Pratique o autocuidado: Reserve um tempo para cuidar de si mesmo(a). Isso pode incluir meditação, yoga, ou qualquer atividade que promova relaxamento.
A depressão sazonal é temporária e tratável. A ajuda profissional torna muito mais fácil a superação destes desafios, para tornar o seu dia a dia mais prazeroso e com mais qualidade de vida.
Agende sua consulta Online!
Psicóloga Anacélia Mateucci
CRP 06/37688-8
Comments